segunda-feira, 26 de março de 2012

Porto Alegre

Em Porto Alegre o mato e as ervas crescem no meio das avenidas, o sol e o céu tem um tom diferente (sem motivo aparente), as ruas são amplas e cheiram a umidade e as luzes da cidade cintilam como estralas...

domingo, 11 de março de 2012

Curitiba em Janeiro- Parte IV (Epigêneses e Funerais)

(...)

Acordei naquele sofá gigante da mansão da Eduarda, eram umas 09:30. Uma janela-claraboia iluminou toda a sala. João tava desmaiado do outro lado. Fui no banheiro e lavei o rosto, fui na cozinha e comi um pão, fui na sala e acordei o João, fui no quarto da Duda e joguei Zelda... Foi uma manhã agradabilíssima, mas tínhamos que sair...
João empacotou o Wii dele e me fez uma proposta! Em nome da nossa amizade e camaradagem, ele me emprestaria (!!!) o Wii e os jogos... Até pensei em relutar, mas aceitei na hora! Amarrei sacolas plásticas na mochila pra aumentar a capacidade de carga.
Tinha marcado de encontrar Lazurte Tagliari e Floriano Magella (Meu Primeiro Amigo de CuriCity), ambos eram amigos meus de longuíssima  data, da época que eu era um nerdão anti-social e fazido-de-vítima. Saí da casa da Eduarda e entrei num ônibus com João! Eu não fazia ideia de quão afastada ficava aquela mansãozinha!
Cruzamos a Cidade de Leminski toda dentro dos ônibus, cruzando aquelas ruas como hemácias no sangue quente!!! A cidade se desenrolava sobre nossos pés e sobre os pneus dos ônibus! Chegamos no Terminal do Cabral e pegamos mais um ônibus pra chegar no Shopping Curitiba encontrar os guris! CuriCity, a maior cidade do sub-trópico brasileiro, uma cidade gigante, de moldes ao mesmo tempo vitorianos e huxleynianos!
Paramos na frente do Xis-Pastel Montanha, um estabelecimento lendário de CuriCity! Foi fundado por um imigrante japonês que teve a genial ideia de fazer um xis com um pastel dentro!!! Até hoje o velho japonês e o filho dele trabalham lá. O mais belo exemplar da culinária underground e de baixo custo curitibana!!!
Infelizmente não comemos lá... Floriano tinha me ligado, já estava no shopping... Saímos correndo até lá!
E que surpresa foi ver como Floriano estava!!! Ele estava BEM mais magro, BEM mais bonito e com um cabelo mais cheio! Estava muito diferente daquele moleque nerd gordo e de topétinho que eu tinha me despedido quando me mudei! Ele continuava inseguro, com um ar triste e assináptico e aquela fala simples de alguém que não sentiu a frialdade do mundo ainda. Foi ótimo reencontrar aquele companheiro de fossas antigas e nostalgias! Conversávamos e matávamos a saudade quando Lazurte apareceu. PUTAQUEPARIU!!! Não reconheci ele de primeira!!! Ele continuava com a mesma cara de gringo polenteiro, mas agora tinha começado a malhar! O que antes era um moleque tão magro quanto eu hoje era um orc, um colossi, um Atlas italiano do interior gaúcho (ele era originário de Ibirubá, que eu me lembre)! Que alegria foi ver aquele povo da velha-guarda! Sentados na mesa do shopping, saí e comprei uma garrafa de coca para alegrar a tarde, além de comprar meu almoço (um bom-bom de amendoim), voltei.
Praticamente como de surpresa, Romana de Lis (A Liberdade Genuína) apareceu!!! Romana era uma guria forte, alta, com um ar de coragem e auto-afirmação impressionante, mas com uma doçura, uma alegria e uma delicadeza rara de se ver hoje em dia! Tinha os cabelos ruivos raspados do lado e estava enrabixada com Háteras Oliveraleves. Ela estava acompanhada de um amigo (provavelmente ex-amante), o cara era praticamente um lorde inglês, com terno, colete e chapéu-coco, tinha o cabelo comprido preso com dois elásticos e unhas muito compridas, era uma figura rara e surpreendente aquele guri!
Eu e Romana tivemos um relacionamento brevíssimo, por mais que tudo indicasse que ela estivesse muito apaixonada por mim... Acho que eu, sim, sou um dos grandes desamores dela...
Vou divertido ver a reação do Floriano ao estar junto aquela gente reacionária, libertária, de roupas estranhas e mentes mais estranhas ainda!!! Tinha começado a chover. A coca foi bebida por completo, as memórias e as experiências de cada um foram jogadas naquela mesa, menos as de Floriano, cuja timidez impedia e de Lazurte, que só dava risada daquela gente maluca! Discuti sobre video-games com o Lorde Inglês e lembrei que tinha que ligar pro Messias!!!
Caralho, eu ia passar a noite na casa do Messias e tinha me esquecido!!! Liguei pra ele, ele estava no serviço. Disse pra eu aparecer as 17:00 na casa do Alexandre, pois ele precisava ir na universidade fazer uma prova de recuperação...
A mãe de Floriano ia chegar, desci com ele na chuva até onde a mãe dele chegaria. Larguei o povo e segui só com ele, pelos velhos tempos. Conversamos aleatoriedades perto da chuva, percebi que meu antigo amiguinho continuava o mesmo. Mas fiquei feliz, percebi que começava a nascer nele sensos de coragem e liberdade! O guri vai se libertar dos próprios fantasmas um dia! A mãe dele chegou, dei um abraço forte nele e me despedi!
Reencontrei o pessoal, mas daí estava atrasado.. Peguei minhas coisas, Flávia e o Lorde se ficaram por lá e eu, Lazurte e João seguímos em frente! Descemos a Buenos Aires e atravessamos a Brasílio Iitiberê, Lazurte seguiu o caminho do apartamento dele, me despedi dele também! Junto com João cheguei na casa de Alexandre. Me despedi de João, joguei minhas tralhas dentro do carro e segui com Alexandre e o Messias até a Universidade Federal do Paraná ouvindo Queen e tentando convencer eles de que eles não iam se atrasar!
Estacionamos, os dois foram fazer as provas. Messias e Alexandre cursavam Contabilidade, mas nenhum deles estava estimulado ou empolgado em seguir no curso, a prova disso é que ambos estavam indo fazer uma prova de recuperação! Fiquei sentado no centro do prédio das Ciências Contábeis ouvindo Arcade Fire no MP-Coiso e lendo Kerouac até que eles terminassem a prova... Os dois saíram com uma cara de bunda, claramente cansados e entristecidos. Junto com eles estava outro guri, um colega de curso deles. Seguímos até um shopping suburbano pra jantar. Meu dinheiro começava a ficar curto... Comi um cachorro-quente e fiquei satisfeito...
A casa do Messias ficava lá perto. Seguimos a pé. Fomos só nós dois, discutindo bobagens pela noite suburbana de CuriCity. Do nada recebo uma mensagem telefônica do Lorde! Uma mensagem muito longa e erudita falando o quão ele tinha gostado de me conhecer... Comecei a achar que o cara era bissexual... Deve ser paranoia da minha cabeça... Messias riu quando leu a mensagem!
Chego no sobradinho geminado da família dele cansado e com os tênis embarrados... Tiro os tênis e lavo-os. Nós dois subimos pra cumprimentar os pais dele. Deu pra sentir que o clima naquela casa não estava dos melhores... Entramos no quarto dele, mas antes ele me obrigou a tomar banho... Ok, ok, fazia 3 dias que eu não tomava banho... Quando se tá viajando, banho é a ultima prioridade...
Tomei banho, me senti um tantinho renovado. Fui denovo no quarto dele, ele tava jogando Uncharted e falando via-computador com a namorada dele, Carolina Bitencourt (Duquesa de Sul de Minas), que morava numa cidadezinha perdida no mapa, Lambari. Nunca imaginei que uma guria tão rara pudesse aparecer numa cidade perdida como aquela! Boa parte dos contatos dela em CuriCity nunca viram ela, menos o Messias. Na época em que FracoFranco viajou pra Los Infiernos me dar um alô, o Messias tinha entrado em ônibus de conexão e ido pra Lambari conhecer pessoalmente a amada dele! Os dois se completam dum modo simbiótico que chega a ser assustador! Mas a simbiose dos dois é uma coisa volátil e variável... Duas vezes já mediei discussões de semi-separação dos dois... Mas essas constantes brigas e troca de farpas parecem ser parte integrante da comunicação dos dois. Como ligações enzimáticas, eles se completam e se ligam do jeito mais torto possível, mas se ligam!!!
Os dois estavam tendo uma discussão boba, resolvi passar os CDs da Karina Buhr e do The Doors do Messias pro meu pen-drive.  A vida do Messias andava triste aqueles dias... Desavenças com a família, decepção no serviço, a escolha do curso de contabilidade cada dia parecia mais errada e o fato dele trancar o curso era só questão de tempo! Era horrível ver aquela alma sensitiva e curiosa sendo obrigada a se jogar em moldes pré-estabelecidos... Mas a essência do Messias era a mesma, continuava jogando video-game, ouvindo música, lendo HQs e valorizando momentos de encontro com amigos.
Conversamos um pouco sobre a vida alheia, sobre literatura e video-game e sobre as antigas aventuras do passado!
A mais de dois anos me comunico praticamente todo dia com ele via computador... Não sei como ele não encheu o saco de mim ainda!!!
Era segunda, amanhã era terça! Era um dia de semana normal, Messias tinha que trabalhar no outro dia. Ajeitei o lugar aonde ia dormir. O Messias dormir. Fiquei um tempo acordado lendo uma revista dele. Um almanaque oficial sobre Zelda! Me inteirei no assunto! Quando voltasse a Ilha do Desterro ia jogar muito Zelda no Wii do João!!!
Daí dormi, sem lembrar que tinha que acordar cedo. Era terça-feira, dia útil...

(...)