quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Analisando Beatles-Rubber Soul (1965)

.

Rubber Soul:
A Emborrachada Alma dos Beatles, lançado ao ano de 1965, marca claramente a mudança de fase dos Beatles. Deixando de ser um bandinha de bons-moços britânicos e se tornando uma musicalmente rica, farta e épica banda britânica. Aqui, analisarei faixa a faixa. Começando poooor.

Drive My Car:
Inspirada na Black Music de Detroit. Pq, se quiseres ser uma estrela, primeiro deve dirigir, correto? Com belos solos de Harrison e os vocais duplos de Lennon e McCartney, além dos toques em piano tornam esta musica contagiante, vibrante e extremamente iconica. Talvez a mais memorável musica deste álbum (Ñ minha preferida)

Norwegian Wood (This Bird Has Flown):
Conta-se a historia de liberdade de um rapaz para poder continuar livre com sua garota, porém ñ acha sua cadeira de madeira norueguesa. Esta musica, por mais desconhecida que seja, é a a melhor do disco, em minha opinião. Ganhando nota 10 pelo seu experiantalismo, pq, antes disso citara indiana estava limitada a musica indiana, ponto final. Isso deu uma puta mechida na estrutura musical do ocidente (George Harrison é um gênio).

You Won't See Me:
Nosso caro amigo vai enlouquecer se nunca mais ver sua garota. Mas, back vocal's geniais acompanhados de piano fazem desta musica. Da para sentir a solidão de nosso amigo mascarada num tom alegre, quase como um antídoto para a triste letra. Porém, considero ótima.

Nowhere Man:
O Homem de Lugar Nenhum inspira dezenas de interpretações. Pois trás pela primeira vez a pscicodelia surrealista a uma musica  Muitos acreditam que ele é um traficante de drogas (por John ter, nesta época admitido seu envolvimento com drogas), um espírito de consciência ou até mesmo uma simples brincadeirinha com as cabeças alheias.

Think For Yourself:
Composta por George Harrison (o maior gênio dos Beatles). Sendo extremamente empolgante, um rock'n'roll bem puro assim, com solos e bateria ritmada. Seria um aviso para a sua namorada avisando que é para parar com mentirinhas e joguinhos e pensar em nela mesma. Esta musica aguarda td a épica saga de Harrison.

The Word:
Mostra como um palavra (amor) pode mudar mts coisas. Podendo te libertar, te melhorar, mudar o mundo e salvar a humanidade. Esta musica demonstra o iniciante anseio de Lennon por mudanças sociais e políticas (q ficariam cada vez mais fortes com o tempo). A musica fora largamente usada pelo movimento Hippie. Pois se torna linda e utópica, como o idealista mundo do Amor (q à de surgir)

Michelle:
McCartney brinca com a Francofonia na musica. Um empresário americano pagou os Beatles para fazer uma musica em homenagem em sua filha. O q deu mt certo. Seja pelos acompanhamentos na trompa, ou no solo acompanhado e ritmado de Lennon. Uma empolgante brincadeirinha q gruda no coração como um carrapato. (*-*)

What Goes On:
Seja o que se passe na sua cabeça e no seu coração. Esta musica, inspirada no rock'n'roll Contry Western. Pode-se imaginar os mineiros dançando esta musica no saloon. Com Harrison maestralmente usando sua guitarra uma perfeita satira a Oeste Selvagem e com o vocal a três no refrão. Q ficou impresionantemente genuíno.

Girl:
Ao ouvir esta musica, tu automaticamente se transporta para um bar. Com seu amigo semi-bêbado contando tristemente esta canção sobre uma garota que o largou. Agora ele, sem sua garota, lamenta profunda. Com o cravo ao final, tornado-se uma das mais profundas musicas deste álbum. (AVISO: Caso esteja platonicamente apaixonado ñ escute.)

I'm Looking Through You:
Um quase-rock lindo, épico e sentimental. Inspirados em juntar dois estilos de duas bandas americanas, eles usaram o estilo de letra de uma e de harmonia da outra. Com pesados riffs de guitarra e uma bateria empolgante. Além de um refrão extremamente expressivo.

In My Life:
Nesta, tu se transporta pra aquelas coisas q tu só se lembra qnd esta pra se mudar e acha aquelas relíquias. Dai tu se lembra td q tu ja viveu. Amigos, viagens e amores. Relaxante e apaixonante. Já foi regravada varias vezes. Até pela Eterna Rainha do Rock'nRoll Tupiniquim, Rita Lee. Tipo, O melhor do mundo e do Brasil reunidos, vale a pena ouvir as duas.

Wait:
Uma sobra de estúdio de Help, o álbum anterior ao Rubber Soul. Por motivos desconhecidos fora usada aqui. O que ñ a desmerece. Pois fica na sua cabeça por um bom tempo. Além de um pandeirinho q parece um mosquito constantemente, do começo a fim. Só espere q ja ta acabando...

If I Needed Someone:
Harrison. Usando uma guitarra de 12 cordas. Faz uma composição mostrando que evoluia cada vez mais, se tornando com o tempo, o (na minha opinião) o compositor das melhores musicas dos Beatles. Mas, como se eu precisa-se de alguém, fora usado um vocal triplo. Mas, com o praiano solo de Harrison, ja vale por si mesmo.

Run For Your Life:
Corra por sua vida!!! Pq ja esta acabando. Uma musica contando a historia de um arruaceiro tentando proteger sua garota de seus erros. A como se ve ao longo da historia dos Beatles, esta musica é um final de disco um tanto insosso e sem-graça. Para falar serio. Todos os Beatles admitiram depois de alguns anos q odiaram a musica, sabendo que podiam ter feito mt melhor.

Mas ahhh! A redenção à de chegar, pois Revolver esta a vir. Trazendo um dos melhores albuns dos Beatles. Mas isso fica pra outra hora. \o/
Desejo a todos Sorte.
  




2 comentários:

  1. Esse disco mudou minha vida pra sempre. Se você quiser casar comigo, antes de tudo idolatre Rubber Soul e saiba cantar os backing vocals de You Won't See Me.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo,George é um genio,Norwegian Wood e Think For Yourself são as melhores do Disco!Mas Run for your life é legal!

    ResponderExcluir