quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Analisando Beatles- Magical Mistery Tour (1967)

Magical Mistery Tour:
Um filminho divertido cuja trilha sonora e mais outro projetos foram colocados num disco genial. Sem produção em estúdio nem nada do gênero, foi a junção de 4 singles e mais as musicas compostas especialmente para o filme. Ficou extremamente lindo, apesar do clima pós-morte de Brian Epstein... Bem, pegue os tickets e os colírios, porque a viagem vai ser boa...

Magical Mistery Tout:
Começando com grande estilo. Uma musica que remete um tom de viagem, estrada, assim como Lovely Rita ou Penny Lane (veja melhor sobre esta depois). Com uso de acordes simples e trompetes, somado a constantes efeitos de motor, derrapadas de ônibus e sons de voz distorcidos e terminando com o som que parece de garrafas batendo. Um cumulo de empolgação.

Fool on The Hill:
O tolo da colina. Segundo a versão ofcial, McCartney estaria andando com sua cadela Martha (tratarei disso em outro post) e a perde. E do nada, aparece um maluco com ela na coleira e diz "É sua", vai para uma trilha e desaparece. Mas, musicalmente falando, é muito boa, cheia de sopros, flautas, gaitas. Como é especialidade de McCartney, outra musica alegrinha e empolgante.

Flying:
Foda-se as letras e as mensagens. Esta musica tem mensagem nenhuma, mas é, na minha opinião um experimentalismo pra lá  de divertido. Com melotrons, solos de guitarra com efeitos sem sentido e coros épicos no começo. Some isso a um final cheio de fitas ao contrario e loops sonoros diversos. WIN

Blue Jay Way:
E um viva a São Francisco. Segundo a lenda, Harrison estava procurando a rua em que se hospedaria (e que nomeia a música), e sabe-se la o que ocorria na capital da Bichogrilisse sessentista. Usando efeitos inimaginaveis, como backvovals ao contrario e um vocal duplo com um pequeno atraso do outro, gerando um efeito zunido e psicodélico. Com esta faixa Harrison larga um pouco das piras indianas e passa pra introspecção filosofal...

Your Mother Should Know:
Denovo, ê, denovo. Agora voltamos pros anos 30. Pianos ritmados, guitarras e um vocal em canal duplo de McCartney. Mas ninguém repara na base de fundo, com um órgão e uma tabla indiana (tocados por Lennon e Harrison, respectivamente). Com um tom brega e corrétinho, ela ja pula pra seu oposto, coisas que sua mãe NÃO devia saber...

I Am the Walrus:
Ta aê! Se Yellow Submarine me fez criar gosto por Beatles. Esta me fez curtir demais Beatles! Apesar de atualmente achar ela meio vazia. Com intenção de ser uma psicodelía total. Coisas sem sentido falada sem parar, efeitos de estúdio, violinos mal encaixados, pedaços de gravações de rádio de Rei Lear do Shakespeare no meio!!! Some isso a sons de risadas, trompas, e todo tipo de feitos que um piano eletrônico pode gerar. Bem, depois desta música, as morsas se tornam animais realmente muito divertidos (Walrus é morsa em inglês).

Hello Goodbye:
Aqui termina a trilha sonora e começam os singles. De tantos antagonismos, da pra chamar a letra desta musica de barroca. Com efeitos de cordas entre os versos e uma baterial e backvocals geniais, além de ter uma fim falso, que volta com tudo, só pra alegrar o povo. Amo essa musica, acho que foi um dos meus primeiros contatos com Beatles.

Strawberry Fields Forever:
Uhuuuuuuu! Amo essa! Esta faixa foi a primeira a ser gravada para o Sgt. Pepper's (mas não foi). Ela coloca um tom surreal e imaginário, beirando o infantil, ao contar sobre o parquinho da instituição (Strawberry Field) que ele costumava ir quando pequeno. Com melotrons marcantes, efeitos vocais muito épicos e um trompete grave que toca no coração. (Nota: Lennon diz suas iniciais em Codigo Morse depois do Let me take you down). Amo, amo, amo essa música, principalmente quando ela volta triunfalmente dizendo que o Paul foi enterrado ao meio de sons ao contrario.

Penny Lane:
Uhuuuuuuu! Amo essa! Esta faixa foi a segunda a ser gravada para o Sgt. Pepper's (mas também não foi). Uma tentativa de McCartney de também fazer uma musica genial que lembra-se sua infância (Penny Lane é uma rua em Liverpool aonde ele morava, e Lennon também. Ah! E a Strawberry Fields também era lá). Além de sopros incrivelmente lindos, que tocam o coração de um modo acolhedor, não atemorizante, como ocorre na Strawberry Fields.

Baby You're a Rich Man:
Se você é rico, bonito e invejado. Não fique feliz por isso. Esta é a mensagem. Usando instrumentos novos e sem sentido (clavioline e vibrafone), além de uma batidinha de palma que acompanha tudo até o final. (Palmas, sempre empolgantes). Esta música foi originalmente feita pra ficar presa unm armario e nunca ser usada, mas, resolveram coloca-la aqui. Mas, sei la, eu gosto dela.

All You Need is Love:
LOVE, LOVE, LOVE (isqueirinhos ao alto). Para todos, uma música. Para mim, um hino. Feita para um programa de Tv, foi transmitida via satélite para todo o mundo, coisa linda de se ver. Uma mensagem que poderia ser interpretada por toda a humanidade. Assim como em Sgt. Pepper's ela compre perfeitamente o papel de "final épico". Capaz de me emocionar com seus acordeons, orquestras, corais e o Mick Jagger mucho loco la no meio. Esta gravação é um ensaio que ocorreu antes do programa. A diretamente do programa esta no Yelow Submarine, que tratarei depois. (HOW YOU CANDO WHO CAN'T BE DONE.........., ...... ALL YOU NEED IS LOVE paparabaram ALL YOU NEED IS LOVE, LOVE, LOVE IS ALL YOU NEED)

Bem, aqui termina o post. Saibam todos que eu vou postar quenem um idiota, porque apostei que faria todas as analises até o fim do ano (Franco, vou te matar). Bem, depois das gravações os Beatles foram para a Índia, Lennon se divorciou e conheceu Yoko, e isso eu conto depois.

Bjs e abrass
E Boa Sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário