sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os Poetas Necromantes e Outras Pessoas que Conheci em Maringá

Maringá é uma cidade errada... Uma vila perdida num descampado na beira do Trópico e que, na cagada, virou a terceira maior cidade do Paraná! Lá o calor é quase sempre constante, em dias úmidos a neblina é pesada e tu não consegue enxergar um palmo na frente do nariz e a cidade toda parece ter surgido do nada e colocada lá artificialmente. Não é um lugar onde eu voltaria a morar...
Porém Maringá me reservou surpresas agradabilíssimas. Lá conheci uma meia-duzia de pessoas que literalmente salvaram minha vida e minha sanidade! Vou citar brevemente duas e profundamente outras duas.
Lorelai era uma menina doce e inteligentíssima. Pelo colégio (um colégio marista típico, retratos de Marcelino Champanhat e corredores velhos) falavam que nos dois eramos fisicamente muito semelhantes, coisa que eu nunca concordei plenamente. Hoje Lorelai tá em São Paulo, cursando moda... Outra pessoa que sempre me vem a memória é Júlia, filha de libaneses, era amiga da Lorelai... Faz um tempinho que não tenho notícias dela...
Mas, não adianta. Vou me aprofundar em duas pessoas que foram extremamente próximas! Uma era Varvara, com todo esse requinte eslavo e dostoévisko. Varvara era meio macho e preferia as mulheres. Varvara era mais macho do que eu!!! Ela viveu histórias complicadas e confundíveis, mas foi um ouvido aberto para a maioria das minhas piras erradas e memórias sentimentais! Cantávamos Raul, falávamos mal do funcionamento do colégio, das gurias aleatórias e da artificialidade daquele ambiente todo! Ela era de Cascavel...
Outro personagem que foi importantíssimo nessa minha passagem por Maringá foi um japa. Vou citar ele aqui somente pela alcunha de Japa. O Japa ouvia Pink Floyd e jogava BioShock e comecei a falar com ele no primeiro dia que pisei naquele colégio. O que houve foi a criação de uma mini-sociedade filosófica naquele colégio! A pira era sempre constante e errada, intercalando discussões sobre sociologia, análises de músicas e debates sobre Zelda!!! O Japa se criou em Brasília, e hoje mora com os avos e cursa o ensino médio em Maringá. Engraçado foi ver a troca significativa de filosofias que tivemos! O Japa me ensinou a amar a Estrada, a Viajem, a Liberdade e a Independência. Na mesma medida ensinei a ele o Cinema, a Pira Errada, o Desvairismo e todas essas correntes de fluído constante que só passam na cabeça de quem não pensa direito. Ao invés de absorver a serenidade oriental do cara, acabei passando pra ele a meu exagero latino...

Nas atuais condições:
-Lorelai: Mantenho contato ativo com ela. Planejo uma viajem para São Paulo pra ver ela denovo!
-Júlia: Sem notícias recentes...
-Varvara: Faz um bom tempo que não converso com ela, porém ela meu Augusto dos Anjos tá com ela e preciso reaver-lo!
-Japa: Atualmente o cara tá virando um poeta beatnik, um exemplo vivo de como mesclar arte erudita e pira errada!

Como pessoas maravilhosas assim foram surgir numa cidade tão horrível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário